Por um acaso você tem o habito de criar Objetivos e Metas para os seus estudos?

Primeiro vamos você deve compreender a diferença entre Objetivo e Metas. Objetivo é um resultado que você pretende alcançar. Metas são as estratégias que você vai traçar para alcançar o seu objetivo.

Portanto, estabeleça um objetivo semanal, ou até mesmo mensal, e elabore pequenas metas diárias, que cumpridas vão te fazer alcançar o seu objetivo no tempo determinado.

Por exemplo: vamos iniciar a leitura de uma música nova para a semana. Meu objetivo é ler essa peça até o final da semana. Sendo assim, colocarei como meta diária, a leitura em partes dessa música. No primeiro dia vou ler do compasso 1 ao 5, no segundo dia do 5 ao 10, no terceiro dia do 10 ao 15, e assim por diante, até que no fim da semana eu esteja com ela completamente lida.

Posso também pegar uma técnica especifica. Por exemplo: rasqueados. Neste mês, meu objetivo será compreender e atingir excelência nessa técnica. Então na primeira semana vou me dedicar a um exercício voltado para essa técnica, iniciando a sua execução devagar, aumentando a velocidade gradativamente, dia após dia. O mesmo ocorrera na segunda semana, onde vou selecionar outro exercício para essa técnica, e também começando lento, e dia após dia, aumentando a velocidade. Sigo dessa maneira, até terminar o mês, estando com a técnica desenvolvida e compreendida, como pretendia no meu objetivo.

É muito importante você ter objetivos claros nos seus estudos, e o mais importante de tudo, é você focar nas suas metas, é focar no caminho que vai te levar até seu objetivo. Lembre-se que um estudo não planejado, é um investimento no nada. Você só ira perder tempo e energia.

Portanto crie um planejamento de estudos com objetivos e metas!!

Guilherme Santos

Autor Guilherme Santos

Iniciou seus estudos musicais com o Maestro Pedro Cameron, com quem estudou teoria musical, harmonia, regência, e se encantou pelos estudos do violão erudito e a música clássica. Participante de Masterclass pelo Brasil com os principais nomes do violão erudito e regentes, como o Maestro John Neschling, e os violonistas Pavel Stadl, Jorge Cabalero, e Fabio Zanon. Regente e diretor artístico da Camerata de Violões de Rio Claro , onde realiza trabalhos pedagógicos e concertos por todo o Estado de São Paulo, além de desenvolver projeto de formação de público e fomentação do repertório do violão erudito como solista!

Mais posts de Guilherme Santos

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário