Uma das mais belas melodias do repertorio do violão erudito, com certeza está no flutuar apaixonante da obra “Julia Florida” de Agustin Barrios.

Compositor e violonista paraguaio, Barrios é hoje um importante nome no universo do violão, sendo interpretado e relembrado pelos principais violonistas consagrados da atualidade.

Julia Martinez de Rodrigues foi aluna de violão de Agustin Barrios, e sobrinha de Francisco Salazar, um apaixonado pelo violão, artista e grande amigo do compositor. A obra foi escrita na Costa Rica, no ano de 1938, enquanto Barrios se recuperava de uma doença, e vivia em uma casa que havia ganho de Salazar. “Julia Florida” recebe este nome, devido a rapidez com que a jovem adolescente “floresceu”, se tornando uma belíssima mulher.

Ao ritmo de Barcarolla (Música de caráter folclórico cantada pelos gondoleiros de Veneza), esta magnifica obra nos faz viajar pelo balançar das ondas, nos remetendo a uma explosão de sentimentos.

Preparem uma deliciosa xicara de café e apreciem com a mesma obsessão que Agustin Barrios sentia por Julia Martinez.

Bibliografia:

Stover, Richard. Six Silver Moonbeams: The Life and Times of Agustín Barrios Mangoré. Editora: Payperback, 1992.

 

Fonte da imagem:

es.wikipedia.org/wiki/Agust%C3%ADn_P%C3%ADo_Barrios

Guilherme Santos

Autor Guilherme Santos

Iniciou seus estudos musicais com o Maestro Pedro Cameron, com quem estudou teoria musical, harmonia, regência, e se encantou pelos estudos do violão erudito e a música clássica. Participante de Masterclass pelo Brasil com os principais nomes do violão erudito e regentes, como o Maestro John Neschling, e os violonistas Pavel Stadl, Jorge Cabalero, e Fabio Zanon. Regente e diretor artístico da Camerata de Violões de Rio Claro , onde realiza trabalhos pedagógicos e concertos por todo o Estado de São Paulo, além de desenvolver projeto de formação de público e fomentação do repertório do violão erudito como solista!

Mais posts de Guilherme Santos

Deixe um Comentário